De acordo com as Orientações Curriculares há conteúdos relativos à biologia, conhecimento dos órgãos do corpo, dos animais, do seu habitat e costumes, de plantas, etc., e ainda experiências da física e da química (luz, ar, água, etc.) que podem ser realizadas por crianças com necessidades educativas especiais.
Deste modo, pretendemos proporcionar aos nossos alunos:
• O contacto directo com os animais, fomentando as perdas de medo e, dependendo das idades, um conhecimento mais profundo de cada animal (o que come, onde mora, a designação do macho, fêmea e cria, o período de gestação, a designação do conjunto de animais e o que deles é usado pelos homens e de que forma, alimentação, vestuário, etc.);
• O contacto directo com a horta (saber distinguir os legumes e as frutas, de onde vêm, quando se semeiam e em que época do ano estão maduros);
• A vivência de experiências através da realização das nossas diversas actividades, nas quais têm uma participação bastante activa (ateliers de educação ambiental, desportos radicais, passeios de carroça, jogo interactivo sobre a Quinta, teatro, confecção de produtos regionais);
• O contacto directo com a preparação dos “Chás da Nossa Quinta” (colher os diferentes tipos de chás existentes na Quinta, observar o processo de secagem dos chás, empacotar e etiquetar os pacotes dos chás).
Nenhum comentário:
Postar um comentário