Localização, Contactos e Horário de Funcionamento

Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal


Quinta da Serralheira, Alto da Guerra--------------Telefone: 265 50 14 78 / 265 50 14 78
2910-819 Setúbal-------------------------------------- Fax: 265 50 15 19
CCI - 5602 ----------------------------------------------E-mail: appacdmset.cse.blog@gmail.com

------------------------------Horário de funcionamento: Das 8.30 às 16.30

Menção honrosa no concurso de poesia da APPACDM de Setúbal


No dia 12 de Novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal decorreu uma entrega de prémios relativamente ao concurso de poesia da APPACDM de Setúbal. Este ano tive a oportunidade de concorrer com um poema, e fiquei muito satisfeita pois ganhei uma menção honrosa.
Gostei muito da experiência e do prémio que recebi.
Como eu gosto muito do meu poema, partilho-o aqui com vocês... Espero que também gostem!


O teu sorriso um poema


Vou fazer um poema
E vou sorrir também
De sorrir sozinha não gosto
Preciso de mais alguém...
Ter amigos é importante
A solidão não me faz bem

Vamos dar uma volta?
Preciso de alguém...

Eu gosto de ouvir música
De cantar e de sair
Também gosto de escrever
Um poema a sorrir...

O mar acalma-me e protege-me
As ondas relaxam-me a dor
Preciso de alguém...
Preciso de um grande amor!

Sonho acordada...
Só quero ser feliz!


Raquel Silva  (sala 3)

Tarde de Mergulho


 No dia 27 de Novembro, Sábado, um grupo de alunos da APPACDM foi ao LATI para ter uma experiência de mergulho, organizado pela Disabled DiversInternational. Quando chegamos fomo-nos equipar com um colete, colocámos uma botija de ar, uns óculos de mergulho e umas barbatanas.
Antes de entrar na piscina os monitores deram-nos uma pequena explicação sobre o que ia acontecer dentro da piscina.
Quando entramos para dentro de água tivemos a ajuda dos monitores, que nos iam explicando como é que podemos: comunicar debaixo de água; respirar debaixo de água, com a ajuda da botija e; mergulhar.
Foi uma experiência única, gostei muito do mergulho debaixo de água.

         Raquel Silva (sala 3)

Cinderela no ExpressArte

No terceiro dia do Festival ExpressArte, o grupo “Rodança” apresentou a peça “Cinderela, a história cantada”, no Auditório Charlot e, que teve como público-alvo as crianças dos 6 aos 14 anos.
Esta peça é um musical do conto infantil ”Cinderela”, cujos actores são alunos da escola de ensino especial (CSE) e alguns deles deslocam-se em cadeiras de rodas. Partindo de máxima, “empresta-me a tua voz, as tuas mãos e os teus pés e eu farei maravilhas”, pretende-se valorizar as capacidades dos alunos com multideficiência.
Este grupo também participou na “Manhã a Dançar”, no dia 29 de Novembro, no Auditório da Liga dos Amigos da Terceira Idade (LATI), com a peça “Sou igual a ti”, também no âmbito do programa do Festival ExpressArte.
O “Quarto dos Brinquedos” é uma nova peça, que o grupo “Rodança” irá apresentar nos próximos dias 6 e 7 de Dezembro, no Cineteatro São João (Palmela) e no Auditório Municipal do Poceirão, respectivamente.

Tarde de Folclore



 Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo de Dançares da APPACDM de Setúbal, participou na “Tarde de Folclore”, no âmbito do Festival ExpressArte (XII Encontro de Teatro e Dança), que se realiza de 25 de Novembro a 16 de Dezembro.
Este evento realizou-se no Grupo Desportivo “O Independente” e contou também com a participação do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão.
Foi uma tarde muito divertida e cheia de animação, que contou com a presença de vários amigos e elementos da nossa comunidade educativa.




Cerimónia de Abertura do Festival ExpressArte XII Encontro de Teatro e Dança



No passado dia 25 de Novembro, Sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, realizou-se a cerimónia de abertura do Festival ExpressArte – XII Encontro de Teatro e Dança.
Esta cerimónia contou com a apresentação de pequenos excertos de vários grupos que pertencem à APPACDM de Setúbal, nomeadamente: o grupo “Rodança”; o grupo “Momentos de Talento”; o Programa Escolhas e; o grupo de teatro “Puzzle”.
O grupo “Gypsie Company”, pertencente ao grupo de Gigantones e Cabeçudos da APPACDM de Setúbal, foi o responsável pela abertura da cerimónia com uma pequena peça, onde “cabeçudos, músicos, dançarinos e malabaristas, são um grupo de saltimbancos na sua viagem pelo mundo do espectáculo, da imaginação e da vontade de se ser, com todo o direito diferente”. 

Chá Sobre Rodas


Finalmente está pronto! ... O autocarro “Chá sobre rodas”.
Foi assim que foi baptizado um dos primeiros autocarros da APPACDM de Setúbal, depois de ser recuperado e transformado num salão de chá.
Foram necessárias muitas horas de trabalho e muitas mãos para se conseguir o resultado final: um espaço agradável e acolhedor, para ser utilizado pelos utentes do CSE e das outras valências da instituição.
Este espaço pode ser utilizado como salão de chá, onde se pode degustar os “Chás da Quinta”, e também como espaço convívio, uma vez que, irá ter um pequeno plasma e leitor de DVD, revistas, jornais, jogos, …
Sob a supervisão do monitor Martins, os alunos do CSE, no âmbito do apoio “Artes e Ofícios”, realizaram as “obras” necessárias à transformação do autocarro. Para tal, eles tiveram de: desmontar todo o interior do autocarro; lixar e pintar o exterior do autocarro; recuperar todos os cromados e jantes; construir de raiz as mesas e o balcão; realizar as ligações eléctricas; colocar tomadas e interruptores; voltar a montar os bancos e; pendurar os cortinados, que foram realizados pela professora Joana e pela Professora Fátima, da sala 10.
Como não é todos os dias que se transforma um autocarro num salão de chá, no passado dia 10 de Novembro, inserida na Semana Ecológica, desenvolvida pelo CSE, ocorreu a inauguração do “Chá sobre rodas”.